A História da Arte, é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos e dos conceitos transmitidos através das obras de Arte.
Costuma referir-se à História das Artes Visuais mais tradicionais, como a Pintura, Escultura e Arquitetura.
Se bem que as idéias sobre a definição de arte tenham sofrido mudanças ao longo do tempo, o campo da História da Arte tenta categorizar as mudanças na Arte ao longo do tempo e compreender melhor a forma como a Arte modela e é modelada pelas perspectivas e impulsos criativos dos seus praticantes.
Embora muitos pensem na História da Arte simplesmente como o estudo da sua evolução ocidental, o assunto inclui toda a arte, do Megalítico da Europa Ocidental às pinturas da Dinastia Tang, na China.
Resta saber se:
- Temos um país realmente atento a esta área do saber;
- Existem os apoios, meios e instrumentos necessários, proporcionados pelo Estado, para que os profissionais desta área possam desenvolver projectos e estudos sem prejuízo de ficarem "a ver navios";
- Se os Portugueses estão suficientemente open-minded para receber e apreciar estes trabalhos;
- E se, ainda que na falta de tudo isto, os profissionais estão com "espírito", para dar o "litro" por um ideal. O de uma profissão à qual nos devemos entregar de corpo e alma.
Quanto aos três primeiros pontos, confesso que, tenho algumas dúvidas... No último ponto sou da opinião de que os meus futuros colegas tudo farão para que a História da Arte em Portugal, se torne de referência internacional.
Com isto só me apetece acrescentar, Srs. Ministros deixem a Defesa em paz e abram as vistinhas p'ra Cultura e para as Artes...
R&M
Sem comentários:
Enviar um comentário