terça-feira, 11 de agosto de 2009

História da Arte - O Meu Futuro




A História da Arte, é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos e dos conceitos transmitidos através das obras de Arte.

Costuma referir-se à História das Artes Visuais mais tradicionais, como a Pintura, Escultura e Arquitetura.

Se bem que as idéias sobre a definição de arte tenham sofrido mudanças ao longo do tempo, o campo da História da Arte tenta categorizar as mudanças na Arte ao longo do tempo e compreender melhor a forma como a Arte modela e é modelada pelas perspectivas e impulsos criativos dos seus praticantes.

Embora muitos pensem na História da Arte simplesmente como o estudo da sua evolução ocidental, o assunto inclui toda a arte, do Megalítico da Europa Ocidental às pinturas da Dinastia Tang, na China.

Resta saber se:
  • Temos um país realmente atento a esta área do saber;
  • Existem os apoios, meios e instrumentos necessários, proporcionados pelo Estado, para que os profissionais desta área possam desenvolver projectos e estudos sem prejuízo de ficarem "a ver navios";
  • Se os Portugueses estão suficientemente open-minded para receber e apreciar estes trabalhos;
  • E se, ainda que na falta de tudo isto, os profissionais estão com "espírito", para dar o "litro" por um ideal. O de uma profissão à qual nos devemos entregar de corpo e alma.

Quanto aos três primeiros pontos, confesso que, tenho algumas dúvidas... No último ponto sou da opinião de que os meus futuros colegas tudo farão para que a História da Arte em Portugal, se torne de referência internacional.

Com isto só me apetece acrescentar, Srs. Ministros deixem a Defesa em paz e abram as vistinhas p'ra Cultura e para as Artes...

R&M

Sem comentários:

Enviar um comentário