quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fado


Fado, do latim fatum, ou seja, "destino".

De origem obscura, o Fado é, mais que um estilo musical, um Sentimento.

Dizem alguns, que o Fado é a Alma Portuguesa ou dos Portugueses... Não sei, mas a verdade é que para mim, o Fado mais que um sentimento, é uma forma de estar e de ser.

Como em tudo aquilo que faz parte da minha vida, e o Fado não é excepção, tenho um gosto muito particular no que respeita a intérpretes e estilos do Fado.

Tenho na saudosa Amália Rodrigues, o exemplo máximo do que é para mim o Sentimento do Fado. Dela guardo a minha primeira lembrança de ouvir o Fado!

Confesso que actualmente, para além da Rainha do Fado, apenas uma intérprete me faz sentir o Fado.

Mariza, que muitos já apelidaram de a herdeira de Amália...

Embora com um registo ligeiramente diferente, mais actualizado, mais moderno, um New Wave do Fado, Mariza, é sem dúvida, na minha opinião, um marco digno de ser apelidado de a nova Amália.

Muitas músicas me fazem literalmente estremecer no meu íntimo, são elas:

Medo; Gaivota; Estranha Forma de Vida; Amália; Chuva; Ó Gente da Minha Terra, entre muitas outras.

Muito recentemente, um grupo de músicos portugueses, de registos distintos, decidiram e muito bem, dar uma nova vida às músicas eternizadas por Amália Rodrigues, com o Projecto "Amália Hoje". Um projecto de excelente qualidade realizado por Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves, onde os temas de Amália ganham uma nova vida, e que vida... :)

O Fado é sofrimento, é a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, os amores, a cidade, as misérias da vida... Mas acima de tudo o Fado é Poesia!

R&M

Sem comentários:

Enviar um comentário