terça-feira, 11 de agosto de 2009

Amizade

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afectiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas.
Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
Neste aspecto, pode dizer-se que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, e demais familiares, conjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente...
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos denominam-se "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes conhecem-se mais que os próprios familiares e conjuges, funcionando como um confidente. Para atingir este grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não se interessam necessariamente pelos mesmos temas, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a actividade não seja a da sua preferência.
A amizade é uma das relações interpessoais mais comuns e que a maioria dos seres humanos tem na vida.
Em caso de perda, sugere-se a reconciliação e o perdão.

A amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Popularmente, diz-se que "o cão é o melhor amigo do homem".

Pena é, que nem todos saibam em sã consciência, dar o devido valor a este sentimento que pode, e deve (quando sincero e gratuito) durar para a Vida.

R&M

Sem comentários:

Enviar um comentário